terça-feira, 20 de outubro de 2009

Coisa boa é ajudar a salvar vidas!

Quantas vezes você já sentiu vontade de mudar o mundo, fazer diferença, olhar além dos seus próprios problemas e ser útil ajudando quem precisa? Imagino que muitas vezes... Mas levou isso adiante e fez um pouquinho que seja para mudar alguma situação ou deixou pra depois?

Se você já descruzou os braços e tomou uma atitude, parabéns! Se ainda não, que tal dar o primeiro passo agora?

VOCÊ PODE SALVAR UMA VIDA DOANDO SUA MEDULA ÓSSEA!

"Atualmente, o câncer no sangue, mais conhecido como leucemia, tem causado a morte de dezenas de crianças no Brasil, sendo este responsável por 29% dos casos. A radioterapia e a quimioterapia continuam sendo usados para tratar o problema, porém, o método mais eficaz ainda é o transplante de medula óssea.

Anualmente, a leucemia atinge cerca de 10 mil pessoas, sendo que, destas, 5,6 mil necessitam de transplante e mais de 60% não possuem doadores compatíveis na própria família, restando apenas encontrar a sua salvação no banco de doadores que, hoje, conta com menos de 500 mil voluntários, numa população de 190 milhões de habitantes.

(...) O procedimento consiste em retirar do doador, alguns mililitros da célula progenitora, que é responsável pela formação de todas as células da corrente sanguínea, entre elas: Glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas. O doador não sofre qualquer dano em seu corpo, e após 2 semanas o seu organismo repõe o que foi retirado." (daqui)


Às vezes a desinformação mata inúmeras possibilidades de ajudar...
 
Encontrei uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) muito bacana, que a partir da dificuldade vivenciada por pacientes e seus familiares em encontrar um doador de medula óssea compatível, foi pioneira em assumir o compromisso de mudar essa situação. Conheça a AMEO e tire suas dúvidas sobre a doação: http://www.ameo.org.br/.


Vamos abraçar essa causa?
(Passe a ideia adiante...)

Um comentário:

'Apenas Coisas Boas' agradece seu comentário!